1

Qual é logo a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?

2

Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas.

3

Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?

4

De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito:Para que sejas justificado em tuas palavras,E venças quando fores julgado.

5

E, se a nossa injustiça for causa da justiça de Deus, que diremos? Porventura será Deus injusto, trazendo ira sobre nós? (Falo como homem. )

6

De maneira nenhuma; de outro modo, como julgará Deus o mundo?

7

Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para glória sua, por que sou eu ainda julgado também como pecador?

8

E por que não dizemos (como somos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos): Façamos males, para que venham bens? A condenação desses é justa.

9

Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;

10

Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer.

11

Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus.

12

Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só.

13

A sua garganta é um sepulcro aberto;Com as suas línguas tratam enganosamente;Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;

14

Cuja boca está cheia de maldição e amargura.

15

Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.

16

Em seus caminhos há destruição e miséria;

17

E não conheceram o caminho da paz.

18

Não há temor de Deus diante de seus olhos.

19

Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.

20

Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.

21

Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;

22

Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.

23

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

24

Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.

25

Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;

26

Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

27

Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.

28

Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.

29

É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente,

30

Visto que Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão.

31

Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.