1

Ai de ti, que tens prazer em te levantares de noite, para tecer conspirações de maldade; sais de madrugada para dar cumprimento aos esquemas que ardilaste; tens a oportunidade de o fazer e fazes mesmo.

2

Pretendes um determinado pedaço de terra, ou a casa de uma pessoa qualquer - ainda que seja tudo o que ela possui; e consegues obter o que queres, à força de falsidade e violência.

3

Mas o Senhor Deus diz-te: Receberás maldade em recompensa da tua maldade; nada me poderá deter. Nunca mais tornarás a ser orgulhoso e altivo, pensando que eu estou do teu lado.

4

Os teus adversários rir-se-ão de ti e farão mofa do teu desespero. Vocês dirão: Estamos perdidos, arruinados. Deus confiscou-nos a terra e mandou-nos para o fim do mundo; o que era nosso, deu-o a outros.,

5

Sim, com efeito serão outros que delimitarão as vossas fronteiras. O povo de Senhor passará a viver onde os outros quiserem.

6

Não digas essas coisas, clama o povo. Não insistas com coisas semelhantes. É desagradável, uma conversa dessas. Nunca semelhantes males nos poderiam acontecer!

7

Será essa resposta que se espera de vocês, ó casa de Jacob? E, por outro lado, pensam que o Espírito do Senhor fica satisfeito em ter de vos falar tão asperamente? Não! As acusações que vos faz é porque quer o vosso bem, porque pretende levar-vos de novo ao caminho recto.

8

O Senhor diz: Mesmo aagora o meu povo levanta-se contra mim. Porque roubam descaradamente daqueles que confiam em vocês, que caminham em paz.

9

Expulsaram as viúvas das suas casa; roubaram aos seus meninos os direitos que Deus lhes dava.

10

Levantem-se! Vão-se embora! Aqui já não é mais o vosso lar; encheram isto tudo de corrupção.

11

Eu vos pregarei as alegrias do vinho, as alegrias da bebida - é essa a espécie de profecias que gostariam de ouvir aos vossos profetas beberrões e mentirosos!

12

Mas há-de vir o tempo, ó Israel, em que vos juntarei - os que restam - vos trarei todos como cordeiros num rebanho, como um rebanho nas pastagens - será uma multidão barulhenta e feliz

13

Alguém irá adiante abrir o caminho e vos trará do exílio e vos fará sair pelas portas das cidades do vosso cativeiro, regressando à terra pátria. O vosso rei irá à frente - o Senhor vos conduzirá.