1

Enquanto Israel estava acampado em Sitim alguns dos homens do povo começaram a juntar-se com as raparigas moabitas. Estas por sua vez também os convidavam para os sacrifícios aos seus deuses, e em breve os homens não só assistiam aos festejos como até já se inclinavam em adoração perante aqueles ídolos.

2

Portanto Israel tornou-se ligado a Baal, o deus de Moabe. E a cólera do Senhor acendeu-se contra o seu povo.

3

Por isso deu a seguinte ordem a Moisés: Executa todos os chefes de tribo, de Israel. Enforca-os em plena luz do dia, para que a cólera do seu Deus se retire deles.

4

E assim Moisés ordenou aos juízes que executassem todos os que tinham adorado Baal.

5

Contudo, um dos homens israelitas trouxe uma rapariga midianita para o acampamento, ali mesmo diante dos olhos de Moisés e de todo o povo, enquanto choravam à porta do tabernáculo.

6

Finéias, filho de Eleazar e neto de Arão, perante isto, avançou do sítio em que se encontrava, pegou numa lança, correu para a tenda daquele homem, para onde já tinha levado entretanto a rapariga, e atravessou-os a ambos com a lança, a qual perfurando o homem, veio enterrar-se no estômago da moabita. Com isso parou uma praga que entretanto se alastrara, mas não sem que vinte e quatro mil pessoas tivessem já morrido.

7

Então o Senhor disse a Moisés:

8

Finéias, o filho de Eleazar e neto de Arão, o sacerdote, conseguiu afastar a minha cólera, porque estava tão indignado como eu, com zelo pela minha honra; e dessa maneira suspendi a destruição de todo Israel, como era minha intenção.

9

Por isso, em consequência do que ele fez, do zelo que demonstrou pelo seu Deus, e porque dessa forma fez resgate pelo povo de Israel, prometo que tanto ele como os seus descendentes serão sacerdotes para sempre.

10

O nome do homem que foi morto com a rapariga midianita era Zimri, filho de Salu, chefe da tribo de Simeão. O da rapariga era Cozbi, filha de Zur, príncipe midianita.

11

O Senhor disse a Moisés: Destrói os midianitas, porque eles perturbaram-vos com os seus enganos, levaram-vos até a adorar Baal, e seduziram-vos, como foi com esse caso de Cozbi, a midianita.