1

Meus irmãos, a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, é incompatível com atitudes de parcialidade em relação às pessoas.

2

Se, no vosso local de reunião, entrar uma pessoa muito bem vestida e com jóias nos dedos, e ao mesmo tempo chegar alguém que é pobre e mal vestido;(

3

se, considerando a aparência vistosa do primeiro, lhe derem preferência, dizendo-lhe para se sentar no lugar de mais destaque; e se disserem ao pobre para ficar mesmo de pé, ou num canto da sala - não estão vocês assim a estabelecer diferençasÿ

4

e a fazer juízos determinados por pensamentos condenáveis?

5

Ouçam, queridos irmãos: Deus tem escolhido gente pobre nesta Terra para serem ricos na fé, garantindo-lhes a entrada no domínio do céu, que Deus prometeu aos que o amam.

6

Mas daquela maneira desonraram o pobre. E não são geralmente os ricos que vos oprimem, e que vos arrastam aos tribunais? a

7

Não são eles também que desprezam o honroso nome de Cristo, que marca as vossas vidas de cristãos?

8

Se cumprirem com a mais importante lei de Deus, contida na sua palavra, que é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo , então fazem bem.

9

Mas, ao fazer diferenças entre as pessoas, estão a pecar; tornam-se assim culpados de transgredir essa lei de Deus.

10

E o facto é que se alguém pretende cumprir cada mandamento da lei, e depois vier a tropeçar, desobedecendo a um só desses mandamentos, torna-se culpado em relação a toda a lei.

11

Porque o mesmo Deus que disse: Não cometerás adultério , também disse: Não matarás . Portanto, se realmente não cometeres adultério, mas se matares, és culpado perante a lei.

12

Que as vossas palavras e os vossos actos sejam os de quem será julgado pela lei da liberdade.-

13

E esse julgamento será exercido sem compaixão sobre quem não teve misericórdia. Mas quem mostrar benignidade não terá receio do julgamento.

14

Meus irmãos, que interessa se alguém disser que tem fé em Deus, e não fizer prova disso através de obras? Esse tipo de fé não salva ninguém.

15

Se um irmão ou irmã sofrer por falta de vestuário, ou por passar fome,

16

e se vocês lhe disserem: Procure mas é viver pacificamente, e vá-se aquecendo e comendo como puder, e se não lhe derem aquilo de que ele precisa para viver, uma tal resposta fará algum bem?

17

Assim também a fé cristã, se não se traduzir em actos, é morta em si mesma.

18

Poderá até dizer-se: Você tem a fé; mas eu tenho obras. Mostre-me então a sua fé sem obras. Porque eu dou-lhe a prova da minha fé, através das minhas boas obras!

19

Você crê que há um só Deus? Está muito certo. Mas lembre-se que os demónios também crêem o mesmo, e tremem. Você é uma pessoa bem insensata se não conseguir compreender que a fé sem actos de nada vale.

20

Não mostrou o nosso pai Abraão que era justo através dos seus actos, ao oferecer a Deus o seu filho, Isaque, sobre um altar? ÿ

21

Como vê, na sua vida a fé e as obras actuaram conjuntamente. A fé completou-se através dos actos.

22

Foi por isso que as Escrituras dizem: Abraão creu em Deus, e o Senhor o declarou justo. E foi chamado o amigo de Deus. ,

23

Estão a ver então que uma pessoa é considerada justa aos olhos de Deus pelo que faz, e não só por crer.

24

Outro exemplo disso é Raabe, aquela mulher de má conduta. Ela foi salva por aquilo que fez, pois não teve medo de esconder os espias e ajudou-os a escaparem-se por outro caminho

25

Tal como o corpo está morto se não há espírito nele, assim também a fé sem obras está morta.