1

Ergui novamente os olhos e vi quatro carros que saíam de entre aquilo que parecia serem duas montanhas feitas de bronze. O primeiro era puxado por cavalos vermelhos, o segundo por cavalos pretos, o terceiro por brancos e o quarto por cinzentos malhados

2

E estes, que simbolizam, senhor?, perguntei ao anjo que estava a falar comigo.

3

São quatro espíritos celestes que estão perante o Senhor de toda a Terra. Estão a sair para fazer a sua obra

4

O carro puxado pelos cavalos pretos irá para o norte; o que é puxado pelos cavalos brancos seguirá atrás dele; o dos cavalos malhados cinzentos dirigir-se-á para o sul.

5

Os cavalos vermelhos estavam impacientes por partir, prontos para patrulharem a Terra, duma ponta à outra; por isso o Senhor disse: Vão. Comecem a percorrer a Terra. E logo se foram embora.

6

O Senhor chamou-me e disse: Os que partiram para o norte executaram o meu julgamento e apaziguaram a minha ira.

7

Numa outra mensagem disse o Senhor:

8

Heldai, Tobias e Jedaías hão-de trazer presentes de prata e de ouro da parte dos judeus exilados em Babilónia. No próprio dia em que chegarem, vai ao encontro deles na casa de Josias (filho de Sofonias), onde ficarão instalados.ÿ

9

Aceita-lhes os presentes e faz deles uma coroa de prata e de ouro. Coloca seguidamente essa coroa na cabeça de Josué (filho de Jeozadaque), sumo sacerdote. Diz-lhe que o Senhor dos exércitos celestiais lhe faz saber o seguinte: Tu representas o homem que há-de vir, cujo nome é Rebento - brotará deste lugar e edificará o templo do Senhor. Pertence-lhe o título real. Governará como rei e como sacerdote, numa perfeita harmonia entre as duas funções!

10

Depois põe a coroa no interior do templo do Senhor, para honrar os que lha deram - Heldai, Tobias, Jedaías e Josias também.

11

Esses três que vieram assim de tão longe são percursores de muitos outros que um dia chegarão, vindos de terras longínquas, para reconstruir a casa do Senhor. Quando isto acontecer saberão que estas mensagens vêem de Deus, o Senhor dos exércitos celestiais. Mas nada disto acontecerá sem que vocês obedeçam cuidadosamente às palavras do Senhor vosso Deus.